XVI Curso de Especialização em Interv. em Neuroped.

 

No dia 02/01/2017, o NENEM – Núcleo de Estudos em Neuropediatria e Motricidade, da UFSCar, abrirá as matrículas para o XVI Curso de Especialização em Intervenção em Neuropediatria (XVI CEIN). Na 16ª edição, a especialização reitera seu objetivo de capacitar novos profissionais e de oferecer a oportunidade de reciclagem aos profissionais inseridos na área de Neuropediatria.

Sob coordenação da Profª Dra. Eloisa Tudella, o XVI CEIN ocorrerá no período de 01 de abril de 2017 a 11 de agosto de 2018, com carga horária total de 368 horas. As aulas serão oferecidas em finais de semana intercalados, aos sábados, das 18:00 às 22:00 horas, e aos domingos, das 08:00 às 17:30 horas.

A grade curricular inclui disciplinas teóricas e teórico-práticas ministradas por um corpo docente formado por profissionais de alto nível de qualificação e com larga experiência científica e clínica dentro da área de atuação.

Dentre os módulos oferecidos, destacam-se: Temas de Nivelamento; Desenvolvimento Motor e Cognitivo Típico e Atípico; Controle Motor e Teorias; Biomecânica; Saúde Coletiva; Patologias; Cuidados com o Recém-Nascido Pré-Termo; Propedêuticas Ortopédicas; Instrumentos de Avaliação; Urgências e Emergências; e Métodos de Intervenção.

bebê estudando

A intervenção precoce e o Zika Vírus

Em razão do aumento de casos de microcefalia em todo o país consequente da infecção pelo Zika vírus, foi lançado, no final de 2015, o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia pelo Governo Federal. O plano é dividido em três eixos de ação: Mobilização e Combate ao Mosquito; Atendimento às Pessoas; e Desenvolvimento Tecnológico, Educação e Pesquisa.

Entre as ações propostas, está prevista maior agilidade na estruturação e ampliação de unidades de serviços de reabilitação em todo o país que atuam em diferentes modalidades, tais como física, auditiva, visual e intelectual, aumentando, assim, a capacidade de atendimento da rede.

Além disso, o Ministério da Saúde disponibilizou recentemente as Diretrizes de Estimulação Precoce: Crianças de 0 a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor decorrente de microcefalia. As diretrizes abordam aspectos relacionados ao desenvolvimento neuropsicomotor da criança, como a avaliação do desenvolvimento auditivo, visual, motor, cognitivo e da linguagem, a estimulação precoce, o uso de tecnologia assistiva, além de outros aspectos, como a importância do brincar e a participação da família na estimulação precoce. O conteúdo é direcionado às crianças com microcefalia, mas pode ser aplicado em quaisquer condições ou agravos de saúde que interfiram no desenvolvimento neuropsicomotor nesta fase.

Diante deste cenário de urgência, o XVI CEIN, oferecido pelo Núcleo de Estudos em Neuropediatria e Motricidade, desempenha importante papel na capacitação e qualificação dos profissionais das equipes multiprofissionais de Atenção Básica e Atenção Especializada para a estimulação precoce.

Escrito por

2 Comentários to “XVI Curso de Especialização em Interv. em Neuroped.”

  1. Cristiane Shimohirao disse:

    Olá,

    Sou psicóloga e tenho mestrado em Neurociência pela USP.
    Gostaria de saber se há na UFSCAR cursos de apefeiçoamento em estimulação precoce de bebês.

    Obrigada

    • Profa. Dra. Eloisa Tudella disse:

      Boa tarde Cristiane, tudo bem?

      Nós oferecemos um Curso de Intervenção Precoce no qual ocorrem atendimentos à lactentes entre 0 e 3 anos de idade, sendo assim é considerado um curso prático e ocorre entre segundas e sextas-feiras em período vespertino, mais informações no link: http://www.ftneuroped.ufscar.br/aperfeicoamento/. Infelizmente nosso curso é destinado apenas a Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais. Para este curso as inscrições estão atualmente encerradas.
      Temos a opção do Curso de Especialização em Intervenção em Neuropediatria, o qual ocorre aos finais de semana e oferece conhecimento teórico e teórico-prático na área motora voltada a Neuropediatria (lactentes, crianças e adolescentes). Tem duração de 1 ano e meio e carga horária de 392 horas para a próxima turma. As inscrições estão abertas e o curso se inicia em 28 de julho de 2018 e finaliza no dia 07 de dezembro de 2019. Mais informações no link: http://www.ftneuroped.ufscar.br/especializacao/.

      A equipe NENEM agradece o interesse.

Deixar um comentário

Mensagem

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','//www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-36161444-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');