Intervenção precoce de bebês com síndrome de Down

[Atividade encerrada]

F3 - tA síndrome de Down é a síndrome genética de maior incidência e tem como principal consequência o atraso motor e o rebaixamento intelectual. Os dados epidemiológicos brasileiros revelam incidência de 1 para cada 600 nascimentos. De acordo com os dados levantados pelo IBGE, com base no Censo de 2007, existem 300 mil pessoas com a síndrome de Down no país, com expectativa de vida de 50 anos.

Considerando a velocidade e a dimensão que a inclusão vem acontecendo, notamos a necessidade de criação deste projeto de “Intervenção Precoce de Bebês com síndrome de Down de Recém-nascidos a Dois Anos de Vida” para atender esses bebês, promovendo e auxiliando no seu desenvolvimento motor, a fim de melhorar sua qualidade de vida.

Desde sua instituição, este projeto já atendeu mais de 35 crianças com síndrome de Down. Sua resposta é tão positiva que o programa já foi divulgado em rádios (de São Carlos e de Brasília), em jornais da cidade de São Carlos e Araraquara e em telejornais da EPTV e da TV Cultura (Vídeos).  A atividade foi encerrada em fevereiro de 2023.

F20 - c

As atividades de acompanhamento dos bebês eram realizadas semanalmente, duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras e às quartas e sextas-feiras, das 14:00 às 18:00 horas, em sessões de 1 hora de duração, na USE – Linha de Cuidado da Criança – UFSCar.

Os atendimentos eram planejados e executados por profissionais das áreas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, propiciando um cuidado integral e humanizado a esses bebês e configurando uma equipe multidisciplinar.

Estimulação precoce

Estimulação precoce

 

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','//www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-36161444-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');